Sistema de Formação Cooperada

O MEM tem como principal finalidade a formação permanente dos seus associados, em sistema de autoformação cooperada, bem como a animação pedagógica e a formação destinada a muitos outros professores e outros profissionais de educação, a partir de Núcleos Regionais e do seu Centro de Formação concebido como uma rede formadora. Paralelamente, vem desenvolvendo novas propostas de educação escolar e de formação democrática, integradas nas práticas profissionais dos seus associados que, desde 1974, são difundidas pela Revista Escola Moderna e através de múltiplas atividades públicas.

Os professores do MEM, oriundos de todos os graus de ensino, põem em prática metodologias diferenciadas de trabalho pedagógico. Partilham com os seus alunos a gestão dos tempos, dos recursos e dos conteúdos escolares, para assim promoverem o envolvimento e a corresponsabilização desses alunos na própria aprendizagem, entendida como prática da sua formação para a cidadania democrática.

O MEM foi pioneiro na construção de respostas inclusivas nas escolas fomentando e valorizando a heterogeneidade das turmas como um valor educativo acrescentado, onde todos trabalham em cooperação, para combater a discriminação e promover o êxito da aprendizagem/ensino dos alunos e dos professores.

 

Estruturas de Autoformação Cooperada

Estruturas de Autoformação Cooperada

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