Curso de Análise Evolutiva do Modelo Pedagógico do MEM

O Movimento da Escola Moderna tem realizado ao longo da sua história (desde os anos 60) um tipo de acções de formação designado institucionalmente por Sábados de Animação Pedagógica. Trata-se de uma modalidade de intervenção da área territorial de cada um dos Núcleos Regionais, que tem lugar mensalmente, pelo período de três horas. Estas sessões constituíram-se como ação acreditada, na modalidade de Curso, num total de 25 horas presenciais, conferindo 1 crédito.

Cada sessão é constituída por dois momentos de 1h e 30 minutos.

A primeira parte da sessão (1h30) destina-se à apresentação, em forma expositiva, apoiada em suportes multimédia de atualizações ou investigação realizada sobre o modelo do Movimento da Escola Moderna. Ou ainda ao estudo compartilhado de textos de referência sobre as cinco componentes da sua sintaxe.

Na segunda parte (1h30) analisam-se, em grupos constituídos por ciclo de ensino ou outras afinidades do sistema educativo, relatos de práticas produzidos para esse efeito. Os relatos de práticas são submetidos a reflexão crítica para recolha de sugestões de enriquecimento continuado, e melhoria da ação pedagógica.

 

O curso tem por objetivos:

- Atualizar a informação sobre investigação e estudos realizados particularmente no âmbito teórico da perspectiva sociocultural, da psicologia cultural, da pedagogia crítica e dos estudos do currículo.

- Construir a capacidade de análise crítica e avaliativa sobre a prática pedagógica a partir do seu relato.

- Desenvolver a competência reflexiva sobre as práticas educativas.

- Sensibilizar para a mudança de práticas pedagógicas dos professores convidados.

- Analisar e debater as políticas educativas especialmente relevantes para o desenvolvimento do currículo.

©2017 Movimento da Escola Moderna - Todos os direitos reservados